Gata de Rodas - São Paulo Cycle Chic

domingo, 15 de março de 2009

O Manifesto Cycle Chic

O termo foi cunhado pelos autores do Copenhagen Cycle Chic, em 2007. O blog é referência e inspiração para outros do mundo todo - inclusive para o Gata de Rodas. Lars, Mikael e Marie são autores também do divertido Manifesto Cycle Chic, traduzido para o português aí embaixo. Inspirem-se! Mas não levem muito a sério...

• Eu escolho pedalar chique e, sempre que puder, escolherei Estilo em vez de Velocidade.

• Eu assumo minha responsabilidade em contribuir visualmente para uma paisagem urbana esteticamente mais agradável.

• Estou ciente de que minha mera presença na paisagem urbana irá inspirar outros sem que eu seja rotulado como "cicloativista".

• Pedalarei com graça, elegância e dignidade.

• Escolherei uma bicicleta que reflita minha personalidade e estilo.

• Irei, contudo, considerar minha bicicleta como meio de transporte e como um mero complemento do meu estilo pessoal. Permitir que minha bike chame mais a atenção do que eu é inaceitável.

• Eu irei garantir que o valor total de minhas roupas sempre seja superior ao valor total de minha bicicleta.

• Colocarei acessórios de acordo com os padrões de uma cultura ciclística e comprarei, quando possível, um protetor de corrente, pedestal, guarda-saia, paralamas, campainha e cesta.

• Respeitarei as leis de tráfego.

• Recusarei usar e possuir qualquer forma de "roupas de ciclismo". A única exceção sendo um capacete - caso eu escolha exercitar minha liberdade pessoal e escolher usar um.

Notas pessoais sobre o manifesto

Em Copenhagen, faz muito sentido a roupa custar mais caro que a bike. A geografia da cidade permite se deslocar com uma bicicleta simples e pesada, ao mesmo tempo em que casaco de pele não é só uma questão de estilo. O inverno pede roupas mais grossas e quentes, e permite uma sofisticação maior. No verão brasileiro, uma sandália elegante e um vestido florido são a tradução perfeita do espírito do cycle chic e não necessariamente custam caro.

E sobre as roupas de ciclismo... eu as incorporei em parte no meu guarda-roupa. Leggings e shorts de lycra são a parceria ideal para vestidos e saias (especialmente quando venta!). E não dispenso uma boa trilha ou um pedal mais esportivo. Ciclistas vestidos para o treino são extremamente elegantes - talvez não na paisagem urbana, mas perto de jogadores de futebol ou hockey, ganham disparado.

Ainda estamos bem longe de poder dispensar luvas e capacetes, ou sinalização ostensiva. Mas não deixo de sonhar...

8 comentários:

  1. Oi Verônica! Adorei a idéia, muito legal! Eu, em Santos, até que ando bastante de bicicleta, mas acho que ainda não o suficiente...rs. Ainda não encarei a bike usando vestido, normalmente visto bermuda ou calça... os leggings e shorts de lycra eu deixo para quando estou afim de pedalar somente com fins de exercício.. mas acho que vou tentar incorporar mais o estilo "Cycle chic" de ser...
    Ah, adorei o blog, já virei seguidora!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vevê,

    Capacetes, luvas e luzinhas nem pensar em dispensar. Mas, pedalar de saia e sandália é realmente algo libertador!!! Adorooo e recomendo!

    Aliás, chama tanto aa tenção no trânsito, que te faz até se sentir mais segura!

    Parabéns pelo blog!

    Beijos da Evelyn

    ResponderExcluir
  3. ameeeeeeeeei, eu quero, eu juro, to deeentro! um beijo, e parabéns, ficou bacanérrimo

    ResponderExcluir
  4. Amo seus posts. Sou ciclista e aprendi com você a ser chic de bici. Só acho que vc pisou na bola em falar de casaco de pele. Casaco de pele não é chic, é brega e cruel. No mais,viva as bicis!
    bjs

    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Sandra,
    Respeito sua posição. Eu não tenho nenhum casaco de pele nem planos de comprá-lo.
    Opiniões educadas como a sua são sempre bem-vindas. Lembro que hoje existem diversos materiais sintéticos que imitam pele e que evidentemente não causam dor a nenhum animal... são uma opção para quem acha bonito.
    E pessoas mais radicais não usam sequer lã...
    Ainda bem que existe a diversidade. ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá Veronica, achei ducaralho o teu blog e volta e meia acesso ele. Parabéns. Também tenho uns blogs, o fixacwb.wordpress.com, balazequinha.blogspot.com, seloamigodabicicleta.blogspot.com e culinariaafetiva.blogspot.com.

    Quanto ao manifesto Cyclechic, eu acho uma verdadeira babaquice. Andar de bike já basta, daí a ficar seguindo canones é coisa de quem não tem o que fazer da vida.

    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Gostei, mas um pouco metidinho demais para uma atitude que significa muito mais que andar com estilo sobre rodas.

    ResponderExcluir
  8. É metidinho sim. Mas não leve muito a sério, é um texto irônico. O importante é ser livre em cima de sua bike! Como estilo (ou não estilo) que vc quiser!

    ResponderExcluir